Embriologia do sistema nervoso
Neurulação
- Ocorre a formação da placa neural, das pregas neurais, do tubo neural e da crista neural.
A primeira coisa que acontece com o embrião para que inicie a formação do sistema nervoso é o espessamento do ectoderma logo acima da notocorda. Então a notocorda induz a um espessamento do ectoderma sobrejacente. Esse ectoderma espessado nessa região passa a formar a placa neural. Ou seja, a placa neural é o primórdio da formação do sistema nervoso. E esta placa neural se estende por toda região dorsal do corpo do embrião.
Depois disso, de um lado e de outro da placa neural vai acontecer uma elevação, formando as pregas neurais. E consequentemente entre as pregas neurais forma-se uma depressão chamada de sulco neural.
Essas pregas neurais que têm de um lado e do outro dessa placa neural que está ao longo da região dorsal do embrião elas começam a se elevar cada vez mais e vão se aproximando do plano mediano e vão se fundido, formando uma estrutura tubular chamado de tubo neural. E este tubo neural vai da região cefálica até a região caudal do corpo do embrião.
Então, as pregas neurais se fundem, a parte fundida se separa do resto do ectoderma formando um tubo separado e o ectoderma se refaz sob esse tubo. O ectoderma que formou o tubo foi o ectoderma que se espessou por indução da notocorda, logo é chamado de ectoderma neural e o ectoderma que se fundiu para refazer o dorso do embrião (a pele) é o ectoderma superficial, que é aquele que continuou fininho sem sofrer o espessamento.
Obs.: As pregas neurais não se fundem homogeneamente ao longo de toda a extensão num só tempo. Elas começam a se fundir na região cervical e essa fusão vai caminhando cefalicamente e caudalmente. No embrião da figura abaixo a região central já está com o tubo fechado e na região cefálica e na região caudal ainda está aberto. A fusão é como se você tivesse um zíper para cima e um zíper para baixo.
Os somitos são corpos cubóides pares