Embriologia do Sistema Muscular
Assinar para acessar o trabalho completo
Enviado por alpha1001, set. 2013 | 4 Páginas (775 Palavras) | 44 Consultas |
4.5 12345
| Denunciar |
Embriologia do Sistema Muscular
O folheto embrionário que origina todos os órgãos do sistema muscular é o mesoderma, exceto pelo músculo da íris, que se origina do neuroectoderma. As fibrasmusculares irão se formar a partir de células embrionárias chamadas mioblástos, as quais são derivadas do mesênquima, que seria o tecido conjuntivo embrionário derivado do mesoderma. O MioD é um gene queinduz a transcrição dos outros genes responsáveis pela miogênese. Essa miogênese feita pelo MioD depende do seu grau de diferenciação, ou seja, em cada um dos seres humanos, irá se desenvolver um sistemamuscular distinto.
Desenvolvimento do Músculo Esquelético
Tanto os músculos esqueléticos do tronco quanto os dos membros são originados do mesoderma paraxial segmentados, ou seja, dos somitos(estruturas epitaliais dos embriões que são transitórias), porém de formas diferentes. Os do tronco se derivam dos mioblastos do mesoderma das regiões do miótomo dos somitos. Já os dos membros, de célulasprecursoras que migram para o broto dos membros a partir da parte ventral do dermomiótomo dos somitos. Os músculos da cabeça não têm a mesma origem. A língua se origina dos somitos, enquanto os demaisse originam do mesoderma paraxial não segmentado e do mesoderma da placa precordal (ou seja, do mesoderma da cabeça).
A primeira parte da formação do músculo se dá pelo alongamento dos núcleos edos corpos celulares dos mioblastos. Depois, os mesmos irão se fundir, formando os miotubos estruturas cilíndricas, multinucleadas e alongadas. E como já foi falado, o gene MioD induz outros genes queirão definir o músculo em um momento posterior. E assim, miofilamentos surgem no citoplasma dos miotubos. E pelo fato das células serem longas e estreitas, são denominadas fibras musculares. Nessadiferenciação, esses miotubos