Embriaguez alcoolica
EMBRIAGUEZ ALCOÓLICA: Conjunto de manifestações neuropsicossomáticas resultantes da intoxicação etílica aguda, de caráter episódico e passageiro. Por doutrina somente se considera embriagado quando o resultado da dosagem do álcool etílico na circulação sanguínea estiver em nível superior a dois gramas por litro de sangue.
ALCOOLISMO: Síndrome psicoorgânica caracterizada por um elenco de perturbações resultante do uso imoderado de bebidas alcoólicas, independendo, no momento do exame, de um maior ou menor consumo de bebida.
AVALIAÇÃO CLÍNICA: passou-se a entender que é mais importante se determinar e avaliar as manifestações clínicas (físicas, neurlógicas e psíquicas) do examinado através de um raciocínio intelectivo do que se deter apenas numa simples taxa de álcool encontrada no sangue circulante ditada por uma máquina. Responde às indagações de como o indivíduo se revelava, considerando que há uma variação muito grande de um bebedor para outro tendo em conta a ingestão de uma certa quantidade de bebida, ou seja as perturbações pelo uso do álcool estão mais ligadas a tolerância individual do que a quantidade ingerida.
MANIFESTAÇÕES FÍSICAS: se traduzem por congestão da face e das conjuntivas, taquicardia, taquipnéia, nauseas, vômitos, hálito etílico, etc
MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICAS: estão ligadas ao equilíbrio, à marcha, à coordenação motora e aos reflexos.
( Equilíbrio: manifestam-se pelo sinal de Romberg simples e combinado.
( Marcha: pode ser ebriosa, cerebelar ou em ziguezague.
( Coordenação Motora: • Ataxia: incoordenação motora na orientação dos movimentos • Dismetria: perturbação na medida dos movimentos • Dissinergia ou Assinergia: incoordenação da harmonia de certos conjuntos de movimentos • Disdiadococinesia: desordem na realização de movimentos rápidos e opostos • Disartria: distúrbio na articulação da palavra, na pronuncia dos vocábulos.
MANIFESTAÇÕES PSÍQUICAS: Perturbações