Embraer: Líder Mundial de Jatos Regionais
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso:
Embraer: Líder Mundial de Jatos Regionais
Estudo de Caso : Embraer: Líder Mundial de Jato Regionais
REFERÊNCIA: Botelho, Maurício, CEO da Embraer, Relatório Anual de 1999
O surgimento da Embraer foi o esforço do governo brasileiro de incentivar a indústria aeronáutica. A pesquisa e desenvolvimento e a capacidade de produzir da Embraer viabilizou o surgimento de produtos aeronáuticos tecnologicamente sofisticados e competitivos, quais estratégias foram utilizadas para transformar a gestão empresarial e tecnológica institucional. A EMBRAER foi criada por iniciativa do governo federal no ano de 1969 e fundada em janeiro de 1970, sua missão era implantar e disseminar a indústria aeronáutica pelo país, atuando no projeto, desenvolvimento, fabricação e venda de aeronaves.
O processo de privatização da Embraer não foi diferente entre outras empresas, foi marcado por fortes resistências motivadas por divergências de natureza econômica, política, ideológica e cultural. Em contrapartida, a privatização foi responsável pelo grande desenvolvimento de muitos setores.
Os elevados prejuízos financeiros no início dos anos 90, chegava ao incrível valor de 1 bilhão de dólares, o governo realizou uma manobra financeira onde arcou com 700 milhões da dívida da empresa. O leilão de privatização da empresa foi adiado por 6 vezes devido a manifestações e questionamentos dos sindicatos locais.
O vice presidente executivo de planejamento que trabalhava na empresa desde de 1974 comparou o antes e o depois da privatização:
“Nunca seríamos capazes de tomar as decisões que tomamos, com a rapidez com que as tomamos, se fossemos uma empresa estatal. As aprovações são muito mais lentas quando se lida com funcionários do governo – naquela época, precisávamos de pré-aprovações até mesmo para viagens ao exterior”.
Após a privatização foi de