EMBOLIA PULMONAR
EMBOLIA
PULMONAR OU TROMBOEMBOLISMO
PULMONAR (TEP)
É o bloqueio da artéria pulmonar ou de um de seus ramos. Geralmente, ocorre quando um trombo venoso profundo (sangue coagulado de uma veia) se desloca de seu local de formação e viaja, ou emboliza, para o fornecimento sanguíneo arterial de um dos pulmões.
CAUSAS
É mais frequentemente causada pela presença de um coágulo de sangue em uma artéria, que bloqueia a passagem de sangue. Esse coágulo é geralmente proveniente de veias perna (principalmente da região da coxa) ou da pélvis (área dos quadris). Esse tipo de coágulo é chamado também de trombose venosa profunda (TVP).
O TVP se solta e se desloca para os pulmões.
Causas menos comuns incluem bolhas de ar, gotículas de gordura, líquido amniótico, parasitas ou células cancerosas. FATORES DE RISCO:
Cirurgias
extensas
Fraturas/traumas
Anticoncepcionais com estrógeno,
Reposição hormonal, gravidez e pós-parto Alguns tipos de câncer, especialmente pâncreas, ovários e no pulmão, além de algumas metástases. Mulheres com histórico de câncer de mama também podem desenvolver o problema Varizes
Ficar
muito tempo sentado também é um fator de risco, especialmente durante jornadas de trabalho e viagens de avião ou automóvel. obesidade,
Tabagismo
insuficiência cardíaca como pressão alta, hipertensão e outras condições cardiovasculares SINTOMAS
Trombos pequenos ou aqueles que são rapidamente desfeitos podem não provocar sintomas, ou provocar sintomas leves que passam despercebidos.
Quando os trombos são maiores ou, embora menores, mais de uma artéria pulmonar é afetada, os seguintes sintomas são indicativos da embolia pulmonar: • Dor aguda no peito e febre.
• Dor torácica de início repentino ou que vai aumentando de intensidade
• Falta de ar
• Aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração,
• Palidez,
• Ansiedade.
• Pele e unhas azuladas
(cianose), tosse seca ou com sangue, Podem ser sinais de oclusão de uma ou mais artérias do pulmão