Embolia Pulmonar
Um estudo geral
O QUE É?
A embolia pulmonar é uma condição potencialmente grave e é dada pela migração de um coágulo para o pulmão. Esse coágulo é normalmente formado em alguma veia, se desprende e segue até os pulmões, de forma que obstrui a passagem do sangue por uma artéria.
CAUSAS E SINTOMAS
As manifestações da embolia pulmonar incluem falta de ar, dificuldade para respirar, dor no tórax, tosse seca ou com sangue, sensação de ansiedade, febre baixa e palpitações. Sem a existência de algum sinal ou sintoma específico, é bom considerar fatores de risco pré-existentes. A avaliação deve ser criteriosa, por poder fazer parte do cotidiano dos pacientes .
CAUSAS E SINTOMAS
A principal causa é a trombose venosa profunda (TVP), formada nos membros inferiores. Um dos fatores de risco é a imobilização. As pessoas mais sujeitas a essa condição são as que ficam muito tempo numa mesma posição, como em longas viagens aéreas e cirurgias de longa duração com necessidade de imobilização prolongada. Entre outros fatores, temos o tabagismo, anticoncepcionais orais, obesidade e varizes.
CAUSAS E SINTOMAS
Portadores de doenças malignas e distúrbios de coagulação sanguínea tem maior predisposição ao TEP. Êmbolos de gordura, líquido amniótico
– em grávidas -, de medula óssea, fragmentos de tumor ou até mesmo bolhas de ar podem causar a obstrução pulmonar.
EXAMES E DIAGNÓSTICO
A confirmação deste quadro em tempo hábil para tratamento é um desafio médico, tendo este em mente a suspeita e realizando exames prontamente.
É necessário lembrar a importância da história clínica e aos fatores de risco. Trombose em membros inferiores e histórico de eventos embólicos em pacientes com queixas pulmonares também fornece indícios de tromboelismo.
EXAMES E DIAGNÓSTICO
A falta de um fator de risco recente dificulta ainda mais a suspeita clínica. A confirmação do quadro pode precisar de realização de exames cardiológicos, recursos de imagens torácicas e até mesmo