embasamento teórico
A evolução da pesquisa de marketing tem mostrado que as perspectivas de análise qualitativa originadas das ciências sociais têm ampliado a sua participação e seu reconhecimento pelos mais diversos campos de estudo do marketing, incluindo neste sentido o estudo do comportamento do consumidor. O objetivo central das empresas é chegar até o consumidor de forma eficaz e satisfatória buscando compreender a sua real necessidade.
Entender as necessidades humanas já é meio passo para satisfazê-la. (STEVERSON, 1952). O marketing abrange uma vasta área de atuação, como, o marketing cultural, marketing político, marketing de relacionamento, marketing social, entre muitos outros. O profissional dessa área começa seu trabalho ainda antes da fabricação do produto e continua mesmo depois da sua venda. Também podemos definir o marketing como um conjunto de atividades que envolvem desde o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e ainda, estratégias de venda e de comunicação que superem a concorrência. A definição mais famosa sobre marketing, criada por Kotler, diz que é “tudo aquilo que é feito para facilitar as relações de troca”. Quando definiu o marketing dessa forma, ele tentava explicar sobre a quantidade enorme de ferramentas disponíveis e, mais ainda a importância gigantesca dessas atividades para os negócios. Atualmente, o conceito de marketing diz que a empresa deve produzir o que o consumidor quer comprar, e devido a isso deve-se conhecer a necessidade do cliente como nunca.
De acordo com Solomon (2002, p. 25), o comportamento do consumidor abrange “o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou dispõem de produtos, serviços e idéias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos”.
O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua, conhecendo e entendendo tão bem o consumidor que o produto se