EMBALAGENS INADEQUADAS
Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
Curso de Tecnologia de Alimentos
Ellida Thallita Marques de Campos
Francisca Mariane Leitão Martins
Laisa Cristina Alves Hemeterio
EMBALAGENS INADEQUADAS
CASTANHAL-PA
2014
Ellida Thallita Marques de Campos
Francisca Mariane Leitão Martins
Laisa Cristina Alves Hemeterio
EMBALAGENS INADEQUADAS
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de
Tecnologia de Alimentos da Universidade do Estado do Pará, para complemento da 1º avaliação da disciplina Embalagens de Alimentos, sob orientação da MSc. Christine Macêdo.
CASTANHAL- PA
2014
1- INTRODUÇÃO
A embalagem é um item fundamental para o produto, pois ela tem o objetivo de conter, proteger e comunicar. O desenvolvimento da embalagem acompanhou o desenvolvimento humano, da necessidade inicial do homem de armazenar água e alimentos em alguns recipientes.
Atualmente, as embalagens estão presentes em todos os produtos, com forma e funções variadas, acompanhando a evolução das tecnologias utilizadas que as tornam cada vez mais eficientes e estratégicas.
De acordo com a revista Exame, 2005:
Nunca como hoje as embalagens desempenharam uma função tão estratégica para empresas de bens de consumo do mundo todo. Seu papel vai muito além da proteção do produto oferecido e da já tradicional promoção de suas qualidades. Em última análise, a embalagem deixa de ser parte para ser o produto.
Apesar de toda a evolução das embalagens, ainda é comum encontrar embalagens inadequadas, por apresentarem dificuldades ao abrir, deixar o alimento exposto à contaminação e causar desperdício do produto. Sendo assim, é imprescindível que as empresas reformulem essas embalagens com intuito de facilitar seu uso, manter a higiene do produto e evitar seu desperdício.
2- EMBALAGENS DIFÍCEIS DE ABRIR
Além da inconveniência de não conseguir usar o produto, as embalagens difíceis de abrir aumentam o risco de acidentes de consumo.