Embalagem Plástica - Rotulagem
A embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena temporariamente o produto, individualmente ou agrupando em unidades. Tem por objetivo conter, preservar, exibir e identificar o produto. É fundamental para o sucesso de qualquer produto pois é nela que o consumidor acessa as informações do conteúdo. Desta forma ela deve estar aliada a preservação da vida, da saúde e dos recursos naturais.
Segundo a ABRE (Associação Brasileira de Embalagens), proteção, aumento de vida útil, saúde, segurança, economia, redução de desperdício e bem estar são os principais pilares da embalagem. Alinhada à eles está a responsabilidade ambiental em todas as etapas do ciclo de vida da embalagem, do desenvolvimento à revalorização após o consumo do produto.
Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo atual constituem um grande problema para autoridades e organizações ambientais. Porém, mudar esta realidade é um processo lento onde os resultados de todo trabalho poderá ser colhido em longo prazo. Este trabalho envolve consumidores, empresas e ações governamentais.
A embalagem se molda a sociedade, refletindo seus hábitos. Portanto um consumidor consciente tem papel fundamental para impulsionar as mudanças no comportamento das empresas de bens de consumo em relação à sustentabilidade. O consumo consciente é um processo que começa na escolha do produto e passa pelo seu uso e descarte. Desta forma, todas as etapas do consumo podem ser pensadas racionalmente.
2 - NORMALIZAÇÃO
Normalização é a tividade que estabelece, em relação à problemas existente ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitivas, com vistas à obtenção do grau ótimo de
1
ordem em um dado contexto. A normalização é utilizada cada vez mais como um meio para alcançar a redução de custo da produção e do produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade. (www.abnt.org.br)
2.1 - NORMA
Norma é um documento técnico