EMBAIXADOR UCRANIA
806 palavras
4 páginas
MESA: RENATA ROSA E EMBAIXADOR ROSTYSLAV TRONENKOROSTYSLAV TRONENKO – agradecimentos ao UniCEUB, reitor, e a professora Renata pelo convite para proferir a palestra. Possibilidade de explanar o que acontece na Ucrânia atualmente e suas perspectivas futuras.
Ano de aniversario 70 do fim da segunda guerra mundial. No fim de novembro de 2013 na praça central de KYEV começaram protestos realizados por cidadãos ucranianos que estavam fartos de um governo corrupto, que impedia o desejo de associação com a Europa, foram 3 meses de protestos no frio e espancamentos brutais. Como resultado o antigo presidente fugiu do país para a Rússia e foi afastado do poder pela constituição ucraniana. A maioria absoluta dos votos foi para que o presidente deixasse o cargo, incluindo os do seu partido. Em janeiro o antigo presidente se encontrou com o o presidente da Rússia e a bancada que tinha maioria votou as leis que permitiam que as forças de segurança para que atirassem contra seu próprio povo. A constituição foi respeitada, mas mesmo assim, segundo a constituição, se o parlamento decide, o presidente do parlamento assume o poder. Como resultado a Ucrânia nasce como uma nova nação, assinando ano passado o acordo com a UE. Avançando politicamente e economicamente trabalhando com os nossos vizinhos europeus, Estados Unidos, China e diversos parceiros econômicos, para que implantemos o novo plano de governo. A Rússia tem violado a independência e a liberdade territorial da Ucrânia, ocupou nosso território, eles desencadearam uma guerra híbrida contra a Ucrânia, A Rússia ignora as disposições da carta das nações unidas e não respeita os termos assinados em acordos anteriores, sem mencionar os acordos bilaterais entre Ucrânia e Rússia.
Enquanto nos preparamos para celebrar o aniversario da ONU e seus princípios, devemos fazer todo o possível para que a ONU seja a chave da manutenção para paz e segurança mundial. Para isso, três pontos são essenciais: Aplicar todos esforços para