Emanoel Araújo
Emanoel Araújo é pintor, escultor, curador e fundador do Museu Afro Brasil. A arte sempre esteve presente em sua vida. Ainda muito cedo trabalhou em uma Marcenaria e logo após em uma Tipografia. Queria ser Arquiteto, mas acabou cursando Belas Artes, porém, não terminou o curso e foi tentar trabalhar como Artista. Decisão bem acertada em sua vida.
Figura 1 – Emanoel Araújo e a exposição “Negro de Corpo e Alma”
Fonte: www.brasileiros.com.br
Como Artista procurou introduzir a questão do Negro dentro do campo artístico. Sempre dizia que África tem uma grande contribuição em nossa cultura atual e por isso precisava ser valorizada e reconhecida. Foi assim que surgiu a grande idéia do Museu Afro Brasil, um espaço de encontros, cultura e muita memória daqueles que também ajudaram a construir o Brasil e que não podem ser esquecidos. Sobre o Museu, Emanoel diz:
O Museu Afro Brasil não pretende ser um museu do negro ou sobre o negro, museu de um gueto étnico ou cultura; nem tampouco um museu de folclore, reduzindo as curiosidades do passado às raízes mais profundas das expressões da cultura brasileira. Ao contrário, o museu se propõe a revisitar nossa história, passar a limpo nossa memória, para interrogar-se sobre a formação da nossa sociedade e nossa cultura, fazendo-o porém da perspectiva do negro, a partir do olhar e da experiência do próprio negro. Não reconhecer ao negro o direito desse lugar, negar a importância da sua contribuição, que perpassa todas as manifestações culturais do Brasil, seria passar um mata-borrão sobre uma saga de cinco séculos de história e dez milhões de africanos triturados na construção deste país. (ARAÚJO, 2006 p.1.)
Figura 2 – Fachada do Museu Afro Brasil – Foto de Michael Schissel
Fonte: www.parqueibirapuera.org
As obras contidas no Museu ajudam as pessoas a enxergarem que os negros não foram escravos alienados, que não sabiam fazer nada e só obedeciam às ordens dos