O e-mail surgiu através de troca de mensagens entre usuários de computadores e, o primeiro a que se tem notícia, aconteceu no ano de 1965 E-mail, ou correio eletrônico um servidor o que permite compor, enviar e receber mensagens através de redes e sistemas eletrônico de comunicação.
Também permite o envio de ficheiros, como anexos.
O termo e-mail aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet como os intranet, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização.
Em regra, ambos são baseados no protocolo SMTP (Protocolo de transferência de correio simples)
Um sistema de correio eletrônico clássico um sistema server-client (cliente-servidor)
. Organizado em múltiplas caixas de correio, o servidor funciona como central, recebe e entrega as mensagens.
Funcionando como intermediário, um email-server transfere mensagens de um usuário para outro. No cliente, um programa de e-mail (exemplos: Outlook para Windows, Apple Mail para Mac) serve para interagir com um ou mais servidores de e-mail.
Como esta forma clássica de e-mail um sistema a funcionar em tempo real, o recipiente tem que estar online quando recebe uma nova mensagem. Se quando ele quer que vai consultar a sua caixa postal (situada no servidor) e fazer o download das novas mensagens.
Estrutura
As mensagens de e-mail consistem de: O cabeçalho (header) estruturado em campos que contém o remetente, destinatário e outras informações sobre a mensagem. O corpo (body) contém o texto da mensagem.
Attachments anexos
Opcionalmente, o correio eletrônico pode levar anexos, um ou vários ficheiros de qualquer formato, contendo imagens, sons, PDF, etc.
E-mails gratuitos e WebMail
Com a popularização da Internet através dos provedores comerciais (cujos ganhavam uma caixa de correio eletrônico grátis), muitas empresas começaram a oferecer e-mail gratuitos.
Esse tipo de e-mail pode ser usado com um web-browser, sem a necessidade de um programa