Em uma empressa de transporte
O termo workflow é definido de diversas formas na literatura, dentre elas destacam-se:
• Para um representante da PeopleSoft Inc. um workflow é o mecanismo que possibilita a implementação das praticas de reengenharia de negócios;
• Na descrição de um produto da Recognition Internal Inc. encontra-se a definição de workflow como o processo através do qual atividades individuais unem-se para completar uma transação – um processo de negocio claramente definido – dentro de uma empresa. Os sistemas de workflow são normalmente associados à reengenharia de processos de negócios, a qual trata da analise, modelagem, definição e subseqüente implementação dos principais processos de negocio da organização.
Evolução
O conceito de workflow surgiu da noção de processos empresariais, primariamente relacionados à manufatura e ao escritório. Estes processos surgiram desde a industrialização e são produtos da busca por melhoria da eficiência. Normalmente eles dividem o trabalho em tarefas bem definidas, regras, papéis e procedimentos que ditam a maior parte do trabalho realizado em manufaturas e escritórios .Hoje, programas de computador realizam diversas atividades que antigamente estavam restritas ao homem, otimizando a troca de informações e diminuindo a manipulação ou transferências de objetos físicos .
Com a automatização crescente das atividades e o aumento de complexidade nos processos de negocio surgiu à necessidade de sistemas para gerir os fluxos de trabalho. Surgiram então diversos sistemas com este propósito .
Exemplos de sistemas de gerenciamento de workflow:
• Sistemas de correio eletrônico;
• Aplicações de groupware;
• Aplicações baseadas em transações (ex. gerenciadores de banco de dados);
• Software de suporte a projetos;
• Ferramentas de reengenharia de processos de negocio.
Características e funcionalidades
Os sistemas de gerenciamento de workflow precisam estar preparados para executar uma grande diversidade de processos