Em que Dia Jesus Morre e ressuscitou?
A grande maioria dos cristãos acredita que Jesus morreu em uma sexta-feira e que ressuscitou no domingo, um equívoco que vem sendo perpetuado de geração em geração. A Base para essa crença errônea esta nos versículos 42 e 43 do capítulo 15 do Evangelho de Marcos que diz:
42 Ao cair da tarde, como era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado. 43 José de Arimatéia, ilustre membro do sinédrio, que também esperava o reino de Deus, cobrando ânimo foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.
Lucas também relata no capítulo 23, nos verso 53 e 54 o seguinte: 53 e tirando-o da cruz, envolveu-o num pano de linho, e pô-lo num sepulcro escavado em rocha, onde ninguém ainda havia sido posto. 54 Era o dia da preparação, e ia começar o sábado.
Nós Adventistas da Promessa, cremos que Jesus morreu em uma quarta-feira e ressuscitou no sábado a tarde, diferentemente da crença da grande maioria dos cristãos. Com base nas Escrituras Sagradas podemos observar que nenhum dos evangelistas se referem a sexta-feira, e sim ao dia da preparação, ou véspera do sábado. Assim, devemos nos lembrar que no antigo Israel haviam dois tipos de sábados, um sábado do Senhor, que se trata do sétimo dia da semana, que foi instituído, na criação do mundo, (Gênesis 2: 2-3) e reafirmado no Sinai nas tábuas dos dez mandamentos (Êxodo. 20: 8-11) e reafirmado pelo próprio Deus em Levítico 23:3 que diz:
3 Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.
Havia também os sábados dos judeus que correspondiam a três festas principais, que estão registradas também no capítulo 23 de Levítico. São elas: A páscoa (4-8), As primícias (9-25), O dia da expiação (26-44). Assim, como já dissemos, precisamos fazer distinção entre os sábados do Senhor e os sábados