Em nome da rosa
Dirigido por: Jean Jacques Annaud
Ano da produção:1986
Filmagem realizada na Itália e na Alemanha
1. Resumo do filme
A história do filme ocorre no ano de 1327 (Séc. XIV) em um mosteiro Beneditino Italiano. William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso Von Melk (Christian Slater), um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. O monge franciscano pretende participar de um conclave para decidir se a igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por varias assassinatos que acontece no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrigante, alem dos mais religiosos acreditarem que a é obra do Demônio William não partilha desta opinião,mas antes que ele continue as investigações Bernardo Gui (F.Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos é travada enquanto motivo de assassinatos é lentamente solucionado. Romance de estreia do critico literário italiano, Umberto Eco, O nome da Rosa é uma narrativa policial, ambientada em um mosteiro da Itália medieval.
1.2 Tema
O pensamento dominante, que queria continuar dominante, impedia que o conhecimento fosse acessível a quem quer que seja, somente aos salvo e escolhidos. No filme O Nome da Rosa, a biblioteca era um labirinto, e quem conseguia chegar ao final era morto. Só alguns tinham acesso a ela e suas informações representavam dominação e poder. Era a idade das trevas, em que se deixava na ignorância todos os outro.
2. Relações com os temas da filosofia 2.1 Cultura
Culturamente, destaca-se o movimento renascentista que surgiu em Florença no século XIV e se propagou pela Itália e Europa, entre os séculos XV e XVI. O renascimento, enquanto movimento cultural resgatou da antiguidade grego-romano