Em cena o autor
SALES,Germana Maria Araujo. Em Cena o Autor.In Palavra e sedução: Uma leitura dos prefácios oitocentistas(1826-1881). 2003.203 p. Tese (Doutorado em Teoria e História Literaria)- Universidade Estadual de Campinas.
No texto Em Cena o Autor, Germana Maria Araújo Sales apresenta uma analise importante sobre o papel desempenhado pelo autor, trazendo como exemplo alguns textos de prefácios que apresenta caracterizações do escritor, para ela dentre as funções do escritor ele desempenha a tarefa de encantar o leitor através de um discurso persuasivo, onde o autor traz promessas a argumentos convincentes.
Em um capitulo dividido em tópicos, Sales considera os passos mais importantes para essa noção são eles: O autor: criador e criatura; A autoria feminina; O autor, também personagem; A falsa modéstia; A escrita e labor; O autor amador; A metáfora familiar; Argumento de autoridade e auto-afirmação: o sujeito reconhecido; O autor reconta e recria: “quem conta um conto aumenta um ponto”. Para ela A história do escritor e seu reconhecimento enquanto profissional das letras percorreu uma longa história desde os primeiros profissionais da palavra, até a história dos ficcionistas do século XIX que conta com os diversos agentes que interferem na produção do livro. Segundo Sales, a definição da função do autor não nasce com a modernidade, o momento transitório entre o anonimato e o aparecimento do autor remonta aos séculos XVII e XVIII, problemática tematizada por Michel Foucault em seu ensaio O que é um autor? Foucault observa que o autor cumpre a função principal na obra que corresponde ao momento de individualização na história. O escritor torna-se o foco da expressão da obra, buscando uma unidade para a escrita num processo sucessivo para a maturidade . Esta evolução está prescrita no interior dos textos, nas correspondências, ou ainda nos prólogos e advertências, fragmentos de exposição e interlocução das ideias do escritor.
Em sua analise Sales