Em busca de ordem (Resumo)
Em busca de ordem
Resumo:
Senso comum e ciência, vistos como algo tão diferente, entretanto com o mesmo objetivo, a busca por ordem, se não por que outro motivo seria tão importante explicar a forma como as coisas acontecem? E não somente deixa-las acontecer, sem se perguntar como ou porque? Como o mundo foi criado? religiosamente ,Deus, desceu dos céus e criou tudo em sete dias, cientificamente tudo surgiu depois da grande explosão Big Bang. Os cientistas veem as visões religiosas como absurdas, e os cristãos vem as ideias cientificas da mesma forma, o fato é que o mundo de cada um é sempre lógico do seu ponto de vista.
O homem sente necessidade de explicar como ocorre tudo a sua volta, talvez seja um instinto de sobrevivência, afinal se o homem souber como as coisas se comportam, ele possa prever oque irá acontecer em breve, por exemplo se ele sabe que maioria das vezes que o céu fica nublado a chuva vem, ele poderá se preparar para a chuva. Esse conhecimento partiu de observações feitas anteriormente.
Para a explicação de um problema é necessário que hajam hipóteses do porque algumas coisas acontecem, logo após testes para provar que as hipóteses estavam certas, ou para descarta-las de vez e buscarem outras explicações para alguns fenômenos.
Os cientistas desenvolvem receitas, métodos que são capazes de leva-los às respostas para seus questionamentos, mas a verdade é que cada descoberta nova põe em prova tudo que foi descoberto antes.
Pode-se concluir que, todas as buscas que o homem tem feito, de forma cientifica ou religiosa, com a intenção de explicar o porque de tudo, é apenas um reflexo do desejo que o homem tem que saber como tudo fuciona ao seu redor, de que forma as coisas se relacionam, o homem vive numa constante busca de se conhecer, se encontrar e se descobrir.