Em Branco
À história da didática está ligada ao aparecimento do ensino no decorrer do desenvolvimento da sociedade. Sabemos que existem indícios de formas elementares de instruções aprendizagem .
Jovens passam por um ritual de iniciação para atividades do mundo. Pode-se considerar esta uma forma de ação pedagógica.
Na chamada antiguidade clássica (gregos e romanos) Também desenvolveram formas de ação pedagógica em escolas mosteiros igrejas universidades.
O termo "didática" aparece quando os adultos começam a intervir na aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do ensino.
O processo de ensino passa a ser sistematizado conforme níveis.
João Comênio, um pastor protestante,escreve a primeira obra clássica sobre didática, a didática
Magna.
Comênio desenvolveu ideias avançadas para a prática educativa,a didática de Comênio se assentava nos seguintes princípios: a finalidade da educação, pro ser parte da natureza do homem, a assimilação dos conhecimentos, o método indutivo.
Apesar de grandes ideias Comênio não escapou de algumas crenças da época sobre o ensino.
Contudo mantinha-se o método único e o ensino simultâneo a todos.
Sabemos que ideias inovadoras demoravam para terem efeito prático na época. Denominavam praticas escolares da "idade média".
Enquanto isso, foram ocorrendo intensas mudanças nas formas de produção, havendo um grande desenvolvimento da ciência e da cultura e foi diminuindo o poder da nobreza e do clero fazendo assim o aumento da burguesia.
Jean Jacques Rousseau fio um pensador que procurou interpretar essas aspirações, propondo uma concepção nova de ensino,as ideias de tamanha importância de Rousseau são :
A preparação da criança para a vida futura, a educação é um processo natural, Rousseau não colocou em pratica suas ideias e nem elaborou um teoria de ensino. Essa tarefa