Eltricidade
Definições e suas Finalidades
O capacitor é um componente usado em quase topo tipo de dispositivo eletrônico. Ele permite armazenar cargas elétricas na forma de um Campo eletrostático e mantê-la durante certo período, mesmo que a alimentação elétrica seja cortada. Os capacitores são usados nas fontes de alimentação, nas placas mãe e em inúmeros outros componentes. A função mais comum é retificar e estabilizar a corrente elétrica, evitando que variações possam danificar qualquer dispositivo. É justamente por causa dos capacitores que nunca devemos tocar nos componentes internos da fonte de alimentação sem os cuidados adequados. Você pode levar um choque considerável mesmo que a fonte esteja desligada da tomada.
Funcionamento
O capacitor elétrico funciona com base no acúmulo de cargas em suas placas. Quando é aplicada uma voltagem em seus terminais uma placa atrai elétrons para a outra placa e uma parte da voltagem fica armazenada no capacitor. Um capacitor permite que transite livremente correntes alternadas de alta frequência, mas tem dificuldade para dar passagem às correntes de baixa frequência e é praticamente um isolante para corrente contínua.
Os capacitores são usados em circuitos de ressonância em radiofrequência, são usados para passagem de sinais de áudio de uma etapa para outra e os capacitores eletrolíticos são empregados em fontes de alimentação em quase todos os aparelhos eletrônicos.
TIPOS DE CAPACITORES
CAPACITORES DE MICA
O capacitor de mica consiste de um conjunto de placas dielétricas de mica alternadas por folhas metálicas condutoras. O conjunto é então encapsulado em um molde de resina fenólica. São fabricados alternando-se películas de mica (silicato de alumínio) com folhas de alumínio. Os capacitores comuns de mica e de mica prateada são utilizados em circuitos de precisão e circuitos de alta frequência. As características da mica como dielétrico faz deste material