elt p1
ELT403 - Eletrônica Analógica II
Atribuição das notas P1 e P2 - 1º Semestre de 2014
Considera-se a energia elétrica como sendo o insumo básico de toda a atividade produtiva da sociedade atual. De forma direta, ou indireta, é difícil mencionar uma tarefa do nosso cotidiano que não dependa deste tipo de energia. Portanto, fornecer este principal insumo da sociedade moderna é uma grande responsabilidade para as empresas do setor elétrico. Os aspectos relacionados a esse recurso não se limitam apenas a sua geração. Tão importante quanto gerar energia elétrica é fazê-la chegar aos consumidores. A energia gerada nem sempre é utilizada ou consumida no lugar de sua geração, portanto a linha de transmissão precisa ter a maior eficiência possível para transportar a energia, com a mínima perda possível, para os locais de consumo, localizados muitas vezes a centenas de quilômetros do local de geração.
A eficiência da linha de transmissão é delimitada por diversos parâmetros, tais como indutância, capacitância, velocidade de propagação, constante de fase, e também pelos parâmetros meteorológicos sob os quais a linha de transmissão está submetida e que são determinantes para o projeto e operação segura da mesma. Por definição, linha aérea de transmissão de energia elétrica é um conjunto de dispositivos e condutores elétricos instalados ao ar livre com a finalidade de transmitir a energia elétrica em alta tensão. A linha de transmissão (Figura 1) é formada por:
1) Cabos condutores de energia elétrica (alumínio, liga de alumínio ou alumínio com alma de aço);
2) Isoladores (cadeia de isoladores de porcelana ou vidro para sustentação dos cabos condutores);
3) Cabos pára-raios (cabos de aço instalados no topo da estrutura para proteção contra raios);
4) Estruturas de suporte que sustentam todos os componentes elétricos (torres metálicas treliçadas ou postes de vários tipos).
Figura 1 - Exemplo de uma linha de Transmissão