ELITISMO COMPETITIVO E A VISÃO TECNOCRATA
David Held “Modelos de democracia”
Séc XIX – Uma visão histórica otimista e progressista com John Stuart Mill e Karl Marx que foram guiados pela ciência, pela razão e pela filosofia, os seres humanos seguiriam uma vida pela mais elevada e harmoniosa expansão de suas capacidades e com forma cooperativas de auto-regulação.
Final do Séc XIX e início do Séc XX – Uma visão mais sombria do futuro com alguns aspectos negativos da vida em uma civilização tecnologicamente avançada e sob ações política imprevisíveis .
MAX WEBER E JOSEPH SCHUMPETER - Partilham de uma concepção de vida política com pouco espaço para a participação democrática e para o desenvolvimento coletivo. Esse preço seria pago pela moderna vida da sociedade industrial. Seus conceitos de democracia estão ligados a uma visão de que ela seria um meio de escolher pessoas encarregadas pelas tomadas de decisões e de colocar alguns limites nos excessos.
MAX WEBER
O pensamento das suas obras está em cima de um novo modelo de democracia que o autor denomina de “Elitismo competitivo”, aonde ele lida com a natureza a estrutura da sociedade.
Sua PREOCUPAÇÃO estava nas condições de liberdade individual em uma era na qual muitos desenvolvimentos sociais, econômicos e políticos estavam minando a essência de uma CULTURA POLÍTICA LIBERAL (a liberdade de escolha e de seguir diferentes caminhos). Temia que esses ideais não sobrevivessem em uma época de organizações cada vez maiores – EMPRESA, SINDICATOS, PARTIDOS DE MASSAS OU ESTADOS-NAÇÕES. PREOCUPAÇÃO: Com o destino dos valores liberais da Alemanha.
UMA CONCEPÇÃO PARTICULAR DA FORMA ADEQUADA DA POLÍTICA E DA DEMOCRACIA
Rearticular o dilema liberal de encontrar um equilíbrio entre a força e o direito, o poder e a lei, o governo especializado e a soberania popular. Esses problemas, para ele, eram inescapáveis da vida moderna e só poderiam ser compreendidos com tendências sócias dominantes, inclusive com o marxismo