Elipse e Zeugma
2014
1-Elipse é a omissão de um termo ou de uma oração inteira, sendo que essa omissão geralmente fica subentendida pelo contexto e zeugma. Trata-se de um caso especial de elipse, quando o termo omitido já tiver sido expresso.
“A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos” (Carlos Drummond de Andrade) – elipse da conjunção “se”, antes de “não”.
Nas duas frases podemos ver elipse, pois há a omissão de alguns termos para evitar repetição dos mesmos, sendo esse termo facilmente subentendido.
2-
‘’Veio sem pinturas, em vestido leve, sandálias coloridas. “
Na frase a cima percebemos que o termo omitido para que não haja repetição é o ‘’e’’, para dar mais sentido ao contexto e para não deixar o texto ou frase tão cansativo.
3-
No caso desta tirinha percebemos que o zeugma serve para omitir um termo que já apareceu antes na oração. Sendo um termo que não poderia se repetir ‘’Cair na estrada’’
Resumo Hamlet:
Um fantasma começa a assombrar os arredores do castelo de Elsinore, na Dinamarca. Sua aparência lembrava muito a do recentemente falecido Rei Hamlet, que tinha sido morto poucos meses antes. O sentinela que avistou o fantasma pela primeira vez, chama Horácio, amigo do Príncipe Hamlet(filho do falecido rei Hamlet), para que também veja. Horácio decide que é melhor chamar o príncipe Hamlet para ver também. O fantasma do Rei diz a Hamlet que foi assassinado pelo próprio irmão, Claudius, e pede a seu filho que vingue sua morte. Claudius é o atual rei, tendo conseguido o posto ao casar com a viúva do Rei Hamlet, Gertrude. Hamlet está determinado a vingar o pai, entretanto, acaba engajado em dúvidas filosóficas e morais, aparentando estar louco. Sua mãe, a Rainha, e seu padrasto