Eliminação urinaria
“Eliminação é um tipo de função com as características específicas: movimento e evacuação de resíduos sob a forma de excreção.” (CIPE/ICNP, 2003, pág. 25)
Rim Intestino Pele Pulmão
NECESSIDADE DO ORGANISMO EM REJEITAR AS SUBSTANCIAS INUTEIS E PREJUDICIAIS RESULTANTES DO METABOLISMO
2010
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
João Manuel Garcia do Nascimento Graveto, RN, MSc, PhD
Útero
FACTORES QUE INFLUENCIAM A SATISFAÇÃO DA NECESSIDADE
BIOLÓGICOS/FISÍCOS
– – – – Alimentação; Exercício: Idade; Horário.
Focos da Prática de Enfermagem
Autocuidado: “É um tipo de acção realizada pelo próprio com as características específicas: tomar conta do necessário para se manter, manter-se operacional e lidar com as necessidades individuais básicas e intimas e as actividades de vida.” (CIPE/ICNP, 2003, pág. 55) Autocuidado: Ir ao Sanitário “(...) é um tipo de autocuidado com as características específicas: levar a cabo as actividades de eliminação, fazendo a sua própria higiene íntima, limpar-se depois de urinar ou evacuar, deitar fora os produtos de eliminação, por exemplo puxar o autoclismo de maneira adequada, no sentido de manter o ambiente limpo e evitar a infecção.” (CIPE/ICNP, 2003, pág. 56)
PSICOLÓGICOS: Emoções/Ansiedade/Stress SÓCIOCULTURAIS E AMBIENTAIS
- Normas Sociais e Culturais - Plano de saúde comunitária
Eliminação R.N.
Cr.
Adulto
Idoso
Focos da Prática de Enfermagem
“Eliminação intestinal - é um tipo de eliminação com as características específicas: movimento e evacuação das fezes pela defecação, habitualmente uma vez por dia e em fezes moles e moldadas.”(CIPE/ICNP, 2003, pág. 25) “Eliminação vesical - é um tipo de eliminação com as características específicas: fluxo e excreção da urina por meio de micção, habitualmente 4/6 vezes durante o período diurno, com uma quantidade média excretada de aproximadamente 1000 a 2000 ml nas 24 horas em condições dietéticas normais.”(CIPE/ICNP, 2003, pág.