Eliminação do desperdício ou perda zero
O maior desafio de qualquer empresa, seja qual for sua dimensão, é reduzir seus custos para que possa sobreviver no atual contexto de globalização. O preço de um produto é definido pelo mercado, portanto a única forma de sobreviver e obter lucros é reduzir os custos a ponto de se obter margens compensatórias.
A manutenção Produtiva Total, que tem como principal objetivo a redução dos custos de manutenção dos meios de produção, torna-se, então, ferramenta importante para o crescimento e a manutenção da vida de uma indústria.
Como surgiu
No início dos anos 70, nascia no Japão a Manutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenance - TPM) com o objetivo principal de “aumentar a rentabilidade dos negócios através da eliminação das falhas por quebras de equipamentos, reduzindo o tempo gasto para preparação dos equipamentos, mantendo a velocidade do maquinário, eliminando pequenas paradas e melhorando a qualidade final dos produtos.” (WILLMOT, 1994). Isso culmina num aumento da Eficácia geral dos equipamentos, indicador de melhorias alcançadas através da aplicação da ferramenta.
Características
CLASSIFICAÇÃO DOS DESPERDÍCIOS: “Os Sete Desperdícios Mortais”
• Transporte
• Estoque
• Espera
• Movimentação
• Correção
• Processamento
• Superprodução
Esta classificação auxilia na identificação e eliminação dos desperdícios.
Objetivos
A Busca Pela Perda-Zero: o conceito de formação de preço sofreu uma mudança fundamental que fez com que todas companhias mudassem radicalmente suas formas de trabalhar, buscando constantemente a redução de seus custos de produção. A maneira básica de formação de preço de um produto era regida pela seguinte fórmula: P=C+L, onde P representa o preço final de um produto, C os custos relacionados a sua produção, o que inclui os custos com matéria-prima, mão-de-obra, manutenção dos ativos, impostos, entre outros e L o lucro que se espera obter pela sua venda.
O lucro era