elevador a cremalheira
Existem diferentes modelos de elevadores de cremalheira: com cabine simples (plataforma única) ou dupla (duas plataformas independentes correndo em lados opostos de uma mesma torre). Há ainda um tipo de cabine com compartimento isolado para o operador. A escolha por um ou outro modelo depende da necessidade de abastecimento dos pavimentos. Antes de locar, é importante conferir se a capacidade de carga do equipamento e as dimensões da cabine são compatíveis com a demanda da obra. Os produtos disponíveis no mercado suportam entre uma e duas toneladas e, em geral, têm velocidade de deslocamento vertical entre 30 m/min. e 40 m/min.
Equipamento que substitui os tradicionais elevadores por cabo de aço permitindo um trabalho seguro e racional evitando-se os riscos de acidentes. Os elevadores cremalheira possuem uma linha de dispositivos de segurança que atendem as exigências da NR18, oferecendo total segurança e excelente desempenho.
O elevador de cremalheira é um equipamento que utiliza o sistema de pinhão e cremalheira, acionado por moto freio de velocidade para elevação vertical da cabina, e representa uma alternativa ao elevador de obras convencional movido pela ação de cabos, proibido pela portaria MR-8 (por esta portaria, todas as empresas de construção civil estão proibidas de utilizarem elevadores a cabo em até quatro anos). Há diferenças bastante significativas quanto ao princípio de funcionamento de ambos elevadores, com resultados mais favoráveis aos elevadores de cremalheira quanto aos custos, a segurança e a eficiência de operação. O sistema de elevação com cremalheira poder ser utilizado em qualquer altura, já que pode ser ampliado com o acréscimo de cremalheiras e devido ao mecanismo de transferência de força poder amplificar a força gerada pelo motor, possibilitando o uso de um motor menor que nos sistemas convencionais.
Entre suas principais características estão:
Alto nível de segurança em sua operação e manutenção;