Elevador Lacerda
Suas obras começaram em 1969, sua inauguração aconteceu depois de 4 anos, e o elevador ficou conhecido popularmente como "Parafuso". Em 1896, o nome oficial foi alterado para "Elevador Lacerda" em homenagem ao idealizador e construtor Antônio de Lacerda.
Após a sua inauguração, passou a ser o principal meio de transporte entre a Cidade Alta, onde se encontra o centro histórico, e a Cidade Baixa, local de concentração de atividades financeiras e comerciais em Salvador.
Na estrutura inicial, os passageiros tinham de ser pesados individualmente, e o peso total dos passageiros a serem transportados era calculado e somando-os até atingir o limite máximo de segurança.
Inicialmente operava com duas cabines, atualmente funciona com quatro modernas cabines eletrificadas que comportam 32 passageiros cada uma, com um tempo de permanência de 22 segundos. Essa e outras mudanças foram introduzidas ao longo de sua história por cinco grandes reformas e revisões:
1. Em julho de 1906 para a sua eletrificação
2. Em 1930 adicionaram-se mais dois elevadores e uma nova torre
3. No fim da década de 1950, concluindo-se em 1961, o elevador passou por uma total reforma em sua parte mecânica
4. No início da década de 1980 houve uma revisão na estrutura de concreto
5. Em 1997 foi feita a revisão de todo o maquinário elétrico e eletroeletrônico
Pq foi construído
Para facilitar o transporte para o sul, sentido em que a cidade se expandia, articulando o elevador com as linhas de bonde.
Características
O Elevador Lacerda tem 191 pés de altura (72 metros) e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra,