Eletrônica - resistores, correntes e transformador
CAMPUS VILHENA
ELETROELETRÔNICA
Jéssica Thayná Lopes Moura
Katryne Victória R. do Nascimento
Leandro Adolfo dos Santos
Técnico em Informática 4º ano B
Vespertino
Vilhena/RO – 2014
Sumário
Introdução
Este trabalho abordará, alguns temas sobre Eletroeletrônica como: os códigos de cores em resistores, fontes de tensão e geradores de corrente contínua (cc) e corrente alternada (ca).
O que é um resistor?
Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado na eletrônica, com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por Efeito Joule (é uma lei física que expressa à relação entre o calor gerado e a corrente elétrica que percorre um condutor em determinado tempo), com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.
Os resistores são fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável. Quando os resistores apresentam resistência variável passam a ser chamados de potenciômetros ou reostatos. Encontramos resistores mais comumente nos chuveiros elétricos, nos filamentos das lâmpadas incandescentes, em aparelhos eletrônicos, etc. Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circula pelo dispositivo.
Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca.
O valor de um resistor de carbono pode ser facilmente identificado de acordo com as cores que apresenta na cápsula que envolve o material resistivo, ou então usando um ohmímetro (é um instrumento de medida elétrica que mede a resistência).
Código de cores em resistores
Os resistores limitam a intensidade de corrente elétrica através de determinados componentes.
Por seu