Eletrônica geral
ELETRÔNICA
GERAL-I
Professor
Carlos Martinez
Escola Estadual Augusto Meyer
2014
JP
1
CAPÍTULO - I
1.1 Introdução
Eletrônica é a ciência que estuda os fenômenos elétricos ocorridos em sólidos, líquidos e gases a nível molecular, observando os efeitos atômicos ocorridos, levando em consideração as movimentações ocorridas com cargas elétricas chamadas elétrons. A eletrônica estuda os esfeitos elétricos ocorridos principalmente em materiais semicondutores.
Divide-se em Analógica e Digital porque suas coordenadas de trabalho optam por obedecer estas duas formas de apresentação dos sinais elétricos a serem tratados.
Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a Eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos. Sob esta ótica, também se pode afirmar que os circuitos internos dos computadores (que armazenam e processam informações), os sistemas de telecomunicações (que transmitem informações), os diversos tipos de sensores e transdutores (que representam grandezas físicas, informações e sob forma de sinais elétricos) estão, todos, dentro da área de interesse da Eletrônica.
Entre os mais diversos ramos da eletrônica abrange a transmissão da corrente elétrica no vácuo e nos semicondutores. Também é considerada um ramo da Eletricidade que, por sua vez, é um ramo da Física onde se estudam os fenômenos das cargas elétricas elementares, as propriedades e comportamento, do elétron, fótons, partículas elementares, ondas eletromagnéticas, etc.
Principais matemáticos, físicos, químicos e filósofos, que contribuiram para evolução da eltroeltrônica:
Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta (1745 – 1827 dC) foi um físico italiano, conhecido especialmente pela invenção da pilha elétrica.
André-Marie Ampère (1775 – 1836 dC) foi eleito membro