Eletrônica analógica
Objetivo: Entender o procedimento experimental para o levantamento da curva característica de um diodo semicondutor, e familiarização com os efeitos da polarização direta e reversa do diodo.
Equipamentos: Fonte de Tensão DC (0 a 30 V); Multiteste; Osciloscópio com duas pontas de prova; 1 resistor de 100(; 1 transformador 110V/9V ou 110V/12V; 1 diodo retificador (1N4007 ou equivalente).
Procedimento experimental:
1ª Parte: Com o multímetro na função ohmímetro medimos o valor do resistor que foi de 100Ω e já conhecendo o componente diodo identificamos o cátodo e o ânodo do mesmo. Então montamos o circuito abaixo:
[pic]
Após o circuito montado utilizamos dois multitestes, ambos na função voltímetro e os posicionamos paralelo, um ao resistor e o outro ao diodo, e enquanto ajustávamos a tensão V1 para obtermos os valores pedidos de Vd, anotávamos os valores medidos da tensão no resistor Vr. Para obtermos a corrente no resistor, seccionamos o circuito entre a fonte V1 e o resistor e posicionamos as pontas de prova do multímetro, que antes estava paralelo com o resistor, e mudamos a função para amperímetro, fechando assim o circuito. E ainda com o outro multímetro paralelo ao diodo, ajustamos novamente as tensões pedidas para o componente diodo e anotamos a corrente que flui pelo resistor. Os valores obtidos estão na tabela abaixo:
|Vd(V) |0,1 |
|[pic] |[pic] |
Com o multímetro ajustado para medir tensão DC, colocamos as pontas de prova em paralelo com a carga e medimos o valor médio da tensão de carga e o valor de pico, que foram 1,59Vrms e 4,84V, respectivamente. Através da fórmula [pic] obtivemos os valores teóricos do valor médio da tensão de carga e o valor de pico, que foram 1,54Vrms e 4,99V,