Eletrotécnica
1. Geradores 2 1.1 Definição 2 1.2 Associação de geradores 3 1.21 Associação em série 3 1.22 Associação em paralelo 4 2.Leis de Kirchhof 5 2.1 Primeira lei 5 2.2 Segunda lei 5 3. Capacitores 6 3.1 Capacitância 7 3.2 Materiais Dielétricos 7 3.3 Associação de Capacitores 7 3.31 Associação em série 8 3.32 Associação em paralelo 8 3.4 Energia elétrica de um capacitor 9 3.5 Reatância capacitiva 9 4. Tensão alternada trifásica 9 5. Bibliografia 10
1. Gerador Elétrico
1.1 Definição
Geradores elétricos são aparelhos que convertem energia, o nome gerador elétrico sugere um conceito muito errado, pois a energia não é gerada e sim transformada, pois o Princípio da Conservação de energia seria violado. É basicamente um mecanismo que transforma energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica.
Acima temos dois tipos de geradores elétricos o da esquerda que transforma energia proveniente da queima de combustíveis em energia elétrica, e o da direita que são pilhas que transforma a energia química em elétrica.
Sendo que a função básica de um gerador elétrico é abastecer um circuito, é preciso analisar o gerador ideal e o real.
O gerador ideal é um gerador capaz de fornecer às cargas elétricas que o atravessam toda a energia gerada, a tensão elétrica medida entre seus pólos leva o nome de f.e.m. força eletromotriz, e será representada por E.
O gerador real são quando a corrente elétrica que o atravessa sobre uma certa resistência, assim uma perda da energia total, será chamado de r a resistência do gerador.
Equação para um gerador real, devido à resistência interna a perda de energia se dará por:
i.r, assim temos que: v = E – i.r, o gerador real, fica caracterizado por dois parâmetros a f.e.m. E e a resistência interna r.
1.2 Associações de geradores
Os geradores podem ser associados para melhor aproveitamento das suas características de resistência interna