Eletrotécnica
Turma: Eletrotécnica Matutino
Professor: Robson
Aluno: Cassio Henrique de oliveira
Navirai – MS
2013
TRANSMISSÃO
A Itaipu tem a incumbência de entregar a energia produzida na usina até os pontos de conexão com o Sistema Interligado. No lado brasileiro a conexão é localizado na subestação de Foz do Iguaçu de propriedade de Furnas, e no lado paraguaio, a conexão é realizada na subestação Margem Direita, situada na área da usina de Itaipu. A transmissão da energia até os centros de consumo é de responsabilidade de Furnas Centrais Elétricas, no Brasil, e Ande (Administración Nacional de Electricidad), no Paraguai.
SISTEMAS DE TRANSMISSÃO DE ITAIPU
O sistema de transmissão de Itaipu conecta a três subestações situadas dentro da Central (duas subestações isoladas a gás, uma de 50 Hz e outra de 60 Hz, instadas dentro da Casa de Máquinas, e uma convencional de 50 Hz na Margem Direita) com os Sistemas Interconectados paraguaio e brasileiro.
No setor de 50 Hz existem seis linhas de transmissão em 500 kV, sendo dois entre a Casa de Máquinas e a Subestação Margem Direita, com cerca de dois km de extensão, dois entre a Central e a Subestação de Foz do Iguaçu, com cerca de 10 km, e dois entra as Subestações Margem Direita e Foz do Iguaçu, com cerca de 8 km. No setor de 60 Hz são quatro linhas de transmissão de 500 kV, cada uma com cerca de 10 km, que conectam a Planta com a Subestação Foz do Iguaçu.
INTEGRAÇÃO AO SISTEMA BRASILEIRO
O escoamento da energia de Itaipu para o sistema interligado brasileiro, a partir da subestação de Foz do Iguaçu no Paraná, é realizado por Furnas e Copel. A energia em 50 Hz utiliza o sistema de corrente contínua de Furnas (Elo CC) e a energia em 60 Hz utiliza o sistema de 765 kV de Furnas e o sistema de 525 kV da Copel.
Sistema de Corrente Contínua - Furnas
O Elo de Corrente Contínua tornou-se necessário porque a energia produzida no setor de 50 Hz de Itaipu