Eletrotecnica
Euler Silva Oliveira
Relatório de Estágio
Relatório apresentado à colégio técnico Henrique Henry, como pré-requisito da disciplina Metodologia Cientifica , turma IM01, ministrada pela Profº Luis Ricardo.
ARACAJU 2013
História da Eletrotécnica
A eletricidade tornou-se num assunto de interesse científico, no final do século XVII, através do trabalho do cientista inglês William Gilbert. Durante os dois séculos seguintes, foram realizadas uma série de importantes descobertas científicas, incluindo a lâmpada incandescente e a pilha de Volta.
Provavelmente, a maior descoberta no que diz respeito à eletrotecnia, ocorreu em 1831, quando Michael Faraday descobriu que uma mudança num fluxo magnético induz uma força eletromotriz numa bobina de arame, um princípio conhecido como indução eletromagnética que explica o funcionamento dos geradores e transformadores. Contudo, o abastecimento de eletricidade era intermitente e, em 1882, Thomas Edison desenvolveu a primeira central de produção elétrica a vapor. A central era constituída por vários geradores e, inicialmente, abastecia cerca de 3000 lâmpadas para 59 clientes. A central usava corrente contínua e operava com uma única voltagem. Uma vez que a corrente contínua não podia ser facilmente transformada nas altas voltagens necessárias para minimizar a perda de carga durante a transmissão.
Em 1882, em Londres o primeiro transformador talhado para uso num verdadeiro sistema de potência. O valor prático do transformador foi demonstrado em Turim em 1884, quando foi usado para iluminar cerca de 40quilómetros de ferrovia, a partir de um único gerador de corrente alterna. Apesar do sucesso do sistema, existiram alguns erros fundamentais, dos quais, talvez o mais grave foi a ligação dos primários dos transformadores em série, o que fazia com que o ligar ou o desligar de uma lâmpada afetasse o resto da linha de lâmpadas. Por volta de 1890, a indústria da produção de energia