Eletrotecnica
Lunick
Marcos Henrique
Paulo Vitor Carvalho
Pedro Henrique
Raí Batista
Talyta Magno
Disciplina: Eletricidade I
Educador: Walquer Vinicius K. Coelho
27 de fevereiro, 2014
Quinta-feira, Cardoso Moreira, Rio de Janeiro
Sumário
Abordagem geral referente ao tema: Fusíveis
Definição 1
Princípios de funcionamento 2
Tipos de fusíveis 3
Aplicação 4
Curva Tempo X Corrente 5
1- Definição
Em eletrônica e em engenharia elétrica, fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos; usado geralmente em aparelhos eletrônicos, elétricos e circuitos de distribuição e consumo (terminais) de energia elétrica.
1.1 Princípios de funcionamento
Fusível, é o elemento mais frágil presente num circuito. Eles são propositalmente feitos dessa maneira para que funcionem como um sistema de segurança. Como normalmente é feito com as extremidades a base de algum material condutor, como: o cobre (Cu), alumínio (Al)… Contém também um envoltório de vidro ou acrílico, já, dentro dele, existe um filamento (ou fiozinho), a base de Chumbo (Pb), ou Estanho (Sn). O Chumbo e o Estanho, são materiais com baixo ponto de fusão, fazendo com que essa característica se torne o ponto chave da definição e da funcionalidade do fusível. Isso se deve ao seguinte conceito:
(Fonte: http://2.bp.blogspot.com/tMQM_pIn0No/T86ffa5fJgI/AAAAAAAACPM/SjQMyPox49 Y/ s1600/novo-29.jpg)
O fusível nada mais é do que uma forma de cooperação. Ele fica entre a energia e o eletrônico, ele exerce a função de não permitir que o eletrônico queime, sendo um dispositivo que quando recebe uma corrente (I) acima ou igual do máximo naquele circuito ele, num ato heroico, queima a si mesmo, não permitindo assim que a corrente chegue ao eletrônico e queime-o.
(Fonte: FreeCircuitDiagram.com)
Em um circuito, o fusível é representado dessa forma:
A função do fusível, pode ser substituída