eletrotecnica
Definição: O eletroímã é um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, semelhantes àqueles encontrados nos ímãs naturais. É geralmente construído aplicando-se um fio elétrico espiralado ao redor de um núcleo de ferro, aço, níquel ou cobalto ou algum material ferromagnético.
Quando o fio é submetido a uma tensão, o mesmo é percorrido por uma corrente elétrica, o que gerará um campo magnético na área do material ferromagnético. A intensidade do campo e a distância que ele atingirá a partir do eletroímã dependerão da intensidade da corrente aplicada e do número de voltas da espira.
A passagem de corrente elétrica pelo condutor produz campos magnéticos nas suas imediações e estabelece um fluxo magnético no material ferromagnético envolto pelas espiras do condutor. A razão entre a intensidade do fluxo magnético gerado pelas espiras e a corrente que produziu esse fluxo é chamada de indutância.
O pedaço de ferro apresenta as características de um ímã permanente, enquanto a corrente for mantida circulando, e o campo magnético pode ser constante ou variável no tempo dependendo da corrente utilizada (contínua ou alternada). Ao se interromper a passagem da corrente o envolto pelas espiras pode tanto manter as características magnéticas ou não, dependendo das propriedades do mesmo.
Isso ocorre porque os átomos de ferro são dispostos em aglomerados, conhecidos como domínios. Estes são como pequenos ímãs, cada um com um polo norte e um polo sul. Eles normalmente são desordenados e apontam em todas as direções, de forma que seus campos magnéticos cancelam uns aos outros. Quando todos os domínios estão alinhados na mesma direção, o pedaço de metal é um ímã. Quando a eletricidade flui através de um fio que está enrolado em volta do metal, os domínios se alinham.
Outro tipo de ímã é o ímã permanente, como aqueles que você gruda na geladeira. O ímã permanente é feito de ferro ou outro material ferromagnético, como níquel ou