ELETROTECNICA 1
Eletrotécnica
Jean Pablo Neri Ramos
Lucenildo Rodrigues da Silva
O que é um Inversor de Freqüência
• É um dispositivo usado para se controlar com precisão
torque e velocidade de um motor trifásico quer seja a partir de uma entrada de alimentação monofásica ou trifásica. • Os inversores de freqüência possuem uma entrada ligada à rede de energia comum de alimentação e uma saída que é aplicada ao dispositivo que deve ser alimentado, no caso um motor trifásico, conforme mostra a figura 1. figura 1.
2. FUNCIONAMENTO
• Para entender o funcionamento de um Inversor de
Freqüência, é necessário, antes de tudo, saber a função de cada bloco que o constitui. Ele é ligado na rede elétrica, que pode ser monofásica ou trifásica, e em sua saída há uma carga que necessita de uma freqüência diferente daquela da rede. Para tanto, o inversor tem como primeiro estágio, um circuito retificador, responsável por transformar a tensão alternada em contínua. Após isso, existe um segundo estágio capaz de realizar o inverso, ou seja, a transformação de uma tensão CC para uma tensão CA (conversor), e com a freqüência desejada pela carga.
• Na rede de entrada a freqüência é fixa (60 Hz ou 50 Hz) e a tensão é transformada pelo retificador de entrada em contínua pulsada (retificação de onda completa).
• O Capacitor (filtro) transforma-a em tensão contínua pura de
valor aproximado de V dc = 2 * V rede
• Esta tensão contínua é conectada ciclicamente aos
terminais de saída pelos dispositivos semicondutores do inversor, transistores ou tiristores, que funcionam como chaves estáticas. O controle desses dispositivos semicondutores é feito pelo circuito de comando, de modo a obter um sistema de tensão pulsada, cujas freqüências fundamentais estão defasadas de 120°. A tensão é escolhida de modo que a relação tensão/freqüência seja constante, resultando em operação com fluxo constante e, por via de conseqüência, manutenção da máxima capacidade de