Eletrostática
Toda carga elétrica tem capacidade de exercer força. Isto se faz presente no campo eletrostático que envolve cada corpo carregado. Quando corpos com polaridades opostas são colocadas próximos um do outro, o campo eletrostático se concentra na região compreendida entre eles. Se um elétron for abandonado num ponto no interior desse campo, ele será repelido pela carga negativa e atraído pela carga positiva.
Quando não há transferência imediata de elétrons de um corpo para outro corpo carregado, diz – se que a carga está em repouso. A eletricidade em repouso é chamada de eletricidade estática.
DIFERENÇA DE POTENCIAL
Em virtude da força do seu campo eletrostático, uma carga uma carga é capaz de realizar trabalho ao deslocar uma outra carga por atração ou repulsão. Essa capacidade é chamada de potencial. Cargas diferentes produzem uma d.d.p. (diferença de potencial). A soma das diferenças de potencial de todas as cargas do campo eletrostático é conhecida como força eletromotriz. A sua unidade fundamental é o volt. A diferença de potencial é chamada também de tensão elétrica. A tensão elétrica é representada pela letra E ou U.
ELETRODINÂMICA
CORRENTE ELÉTRICA
Determinados materiais, quando são submetidos a uma fonte de força eletromotriz, permitem uma movimentação sistemática de elétrons de um átomo a outro, e é esse fenômeno que é denominado de corrente elétrica. Pode – se dizer, que cargas elétricas em movimento ordenado formam a corrente elétrica, ou seja, corrente elétrica é o fluxo de elétrons em um meio condutor. A corrente elétrica é representada pela letra I e sua unidade fundamental é o Ampére.
Define – se 1ª como sendo o deslocamento de 1 coulomb (6.25 x 1018 e) através de um condutor durante um intervalo de 1 S.
A definição matemática da intensidade de corrente elétrica é dada por:
I = Q/ T.
Onde:
I = corrente elétrica em ampére;
Q = carga em coulomb;
T = tempo em segundos.
FLUXO DE CORRENTE
Se ligarmos às