Eletrostática
pág. 1
. CARGA ELÉTRICA
“Carga elétrica, onde tudo começa”.
“Excesso de um tipo de carga elétrica”. CORPOS ELETRIZADOS são aqueles que possuem
excesso ou falta de elétrons. Corpo eletrizado positivamente: número de elétrons < número de prótons Corpo eletrizado negativamente: número de elétrons > ELETROSTÁTICA - Estuda a interação entre cargas número de prótons Corpo neutro: número de elétrons = número de prótons.
elétricas em repouso para um observador em um sistema de referência inercial. CARGA ELÉTRICA - A carga elétrica é uma grandeza física que determina a intensidade das interações eletromagnéticas. PRINCÍPIOS 1. TIPOS DE CARGAS ELÉTRICAS. Existem dois tipos de cargas elétricas, a positiva e a negativa.
CONDUTORES E ISOLANTES. Os condutores são os materiais que tem facilidade para conduzir a corrente elétrica. Os isolantes são materiais que oferecem dificuldade a passagem da corrente elétrica.
ELETRIZAÇÃO POR ATRITO - Sempre que atritamos
entre si dois corpos inicialmente neutros, eles se eletrizam com cargas de sinais opostos. O material que estiver seus elétrons mais fracamente 2. PRINCÍPIO DE DU FAY ligados irá ceder elétrons, ficando com uma carga liquida Dois corpos com a mesma espécie de positiva, o que recebe ficará com uma carga liquida eletrização(ambos positivos ou negativos) repelem- negativa. se. Se têm tipos diferentes de eletrização (um O “potencial eletroquímico” e um potencial termodinâmico que rege o fluxo de partículas carregadas de uma substância positivo e outro negativo), atraem-se. a outra. As distâncias devem ser da ordem de 10-10m.
Atração +
-
Repulsão + +
3. CONSERVAÇÃO DA CARGA ELÉTRICA. A carga total não varia para qualquer processo que ELETRIZAÇÃO POR CONTATO - Sempre que um se realiza dentro de um sistema isolado. condutor eletrizado for colocado em contato com outro neutro. Este se eletriza com carga de mesmo sinal do já eletrizado. 4. QUANTIZAÇÃO DA CARGA