eletrostatica
Segundo historiadores, a batucada surgiu dos grupos de fogueteiros (homens) que se deslocavam para as matas para fazer a retirada do bambu, matéria-prima essencial para a fabricação desses fogos. Durante esse trabalho de cortagem e transporte do bambu pelas estradas esses fogueteiros cantavam e faziam versos. No período do São João esse grupo vinha para as ruas da cidade cantando e soltando fogos, foi daí que se pensou em transformar essa folia em algo mais artístico. No início eram só homens e com o passar do tempo o grupo passou a ter uma abrangência mais feminina com a introdução do tamanco usado por elas, que serve para dar ritmo e como resposta ao trovador.
Manifestação folclórica bastante difundida no município de Estância. Os instrumentos de percussão - tambor, reco-reco, ganzá e triângulo - e o compasso rítmico das batidas dos pés são as características mais marcantes.
A Batucada é composta de 100 a 150 figurantes, homens e mulheres, que vestem indumentárias típicas do ciclo junino. Na cabeça, todos usam chapéus de palha e nos pés tamancos de madeira. Alguns nomes de batucada. Batucada Santo Antônio, Batucada quebra coco, Batucada Busca-pé, Batucada União Beira Rio, Batucada Santa Cruz, Batucada Navegantes, Batucada Novo Horizonte.
Lá vem a Batucada do Porto, lá vem a Batucado do Botequim o Samba de Côco com as cabrochas sambando em cima dos tamancos. Os Surdos, tambores rústicos feitos de troncos de árvores, escavados onde nas suas extremidades coloca-se couro de Veado ou Carneiro. seguido de "gaitas" pífanos feitos de bambus, ganzás, reco-reco feito também de bambu, e a famosa cuíca, "romc romc" uau os instrumentos primitivos dava um brilho e sonorização, não negando que os primeiros habitantes de Estância eram na sua maioria negros, onde herdamos seus costumes e suas alegrias nas festas.
Pisa-Pólvora (manifestação folclórica do mês de junho) Um ritual, uma dança folclórica, muito parecida com