Eletroquímica
1Introdução................................................................................................02
2Objetivo....................................................................................................03
3Materiais e Métodos............................................................................... 04 3.1 Materiais........................................................................................ 04 3.2 Métodos ........................................................................................ 04
4Resultados e discussões.......................................................................... 05
5Conclusão................................................................................................ 06
6Referências Bibliográfica....................................................................... 07
1 Introdução
A eletroquímica consiste em reações que envolvem a transferência de elétrons. As reações podem originar a energia elétrica, através da energia química, esse processo é denominado espontâneo e acontece nas pilhas ou célula galvânica, figura1 (a). Já o processo inverso, ou seja, a transformação de energia elétrica em energia química, que não é espontâneo acontece por meio da eletrólise, e os pólos são invertidos; figura1 (b). A transferência de elétrons pelos eletrodos se dá no sentido do cátodo onde ocorre a redução, para o ânodo onde ocorre a oxidação, e assim tal reação é espontânea.
A primeira pilha foi criada em 1800, pelo físico Alessandro Volta. “Ele empilhou alternadamente discos de zinco e de cobre, separando-os por pedaços de tecido embebidos em solução de ácido sulfúrico. A pilha de Volta, produzia energia elétrica sempre que um fio condutor era ligado aos discos de zinco e de cobre, colocados na extremidade da pilha”1, figura1 (c). .
Em 1836 o químico Jonh Frederick Daniell construiu uma pilha diferente. Constituída por dois eletrodos,