Eletroquímica eletrólise
ELETROQUÍMICA
Eletrólise
É a separação de diferentes partes de um composto utilizando a eletricidade. Para que funcione, o composto deve estar em líquido, ou dissolvido em água e conter íons.
Eletrólise Ígnea: é o nome que se dá a uma reação química provocada pela passagem de corrente elétrica através de um composto iônico fundido.
Eletrólise Aquosa: é o nome de uma reação química provocada pela passagem de corrente elétrica por meio de uma solução aquosa.
A eletrólise é um fenômeno de oxi-redução, sendo assim, o total de elétrons perdidos no pólo positivo deve ser igual ao total de elétrons recebidos no pólo negativo.
Uma pilha é um sistema eletroquímico espontâneo que gera energia elétrica a partir de energia química.
A eletrólise, porém, é exatamente o contrário da pilha, pois se trata de um processo não espontâneo que converte a energia elétrica em energia química.
Reações químicas podem produzir correntes elétricas e correntes elétricas podem produzir reações químicas de óxido-redução. Temos então:
A. Pilhas, baterias e acumuladores - são dispositivos que produzem corrente elétrica por intermédio de uma reação espontânea de óxido-redução.
B. Eletrólise - é o processo de obtenção de uma reação de óxido-redução por meio de uma corrente elétrica.
A. Pilhas - existem vários tipos de pilhas e baterias, mas por motivos didáticos adota-se, normalmente, o esquema exemplo abaixo, chamada de pilha de Daniell
1. Potenciais de oxidação e de redução
2. Determinação do potencial de redução
Para a determinação do potencial de redução utiliza-se um eletrodo de gás hidrogênio, considerado como de potencial de redução zero.
3. Maior potencial de redução
Em uma pilha, o elemento que possui maior potencial de redução é que sofre a redução, enquanto aquele