Eletroquimica
Trabalho de Química
Geraldo Carvalho
ELETROQUÍMICA: CELAS GALVÂNICAS
Joseane Helena S. Biek
Andressa Lubini
Djúlia Jordan
Vera Cruz, 2013.
ELETROQUÍMICA: CELAS GALVÂNICAS
O voltímetro é um aparelho corriqueiramente empregado por profissionais que trabalham com equipamentos elétricos e eletrônicos. Do aparelho saem dois fios, encapados com plástico isolante, que terminam em duas extremidades metálicas desencapadas.
Ao tocar com cada uma das extremidades dois pontos de um circuito elétrico, o voltímetro fornece o valor de uma grandeza denominada diferença de potencial elétrico entre ambos os pontos.
CELAS ELETROQUÍMICAS
A Eletroquímica é a parte da química que estuda a relação entre a corrente elétrica e as reações químicas de transferência de elétrons (reações de oxirredução).
Há dois casos de particular interesse para a Eletroquímica:
O primeiro deles é o emprego controlado de reações espontâneas de oxirredução para gerar corrente elétrica. Ex: pilhas e baterias.
Célula Galvânica é um dispositivo no qual a ocorrência espontânea de uma reação de oxirredução permite a geração de corrente elétrica.
Uma Célula Galvânica também costuma ser denominada pilha.
O termo “bateria” é reservado para a associação de duas ou mais pilhas.
O segundo caso é o uso da corrente elétrica para forçar a ocorrência de uma reação de oxirredução que não acontece espontaneamente, mas é de interesse prático.
Uma reação não espontânea de oxirredução que ocorre de modo forçado é denominada eletrólise. O dispositivo em que esse processo acontece é chamado de cela eletrolítica.
MAPA CONCEITUAL