Eletroquimica
Titulo: Eletroquímica
Índice
Introdução
Energia Química
Pilha (Definição)
Pilha De Daniell
Sentido Dos Elétrons
Pólos Da Pilha
Cátodo e Ânodo
Variação De Massa Nas Placas
Equação Global Da Pilha
Notação da Pilha de Daniell
Ponte Salina
Por que isso ocorre?
Descarte de pilhas e baterias
Os males de uma simples pilha contra nossa saúde
Conclusão
Bibliografia e Referencias
Introdução
A Eletroquímica é um ramo da química que estuda todas as reações e fenômenos químicos entre que se relacionam os elementos químicos e as substâncias químicas, em relação ao uso da energia elétrica.
Este campo científico abrange todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica. Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produzindo diferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células). Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.
Energia Química
Energia química é a energia proveniente das ligações químicas que são feitas para formar algo. Sendo assim, como tudo no mundo é formado por átomos, tudo tem energia química. Essa energia é manifestada quando acontecem ligações químicas e também quando há rupturas entre essas ligações. Apesar de estar em todos os lugares, a energia química não é liberada o tempo todo. Como foi dito acima, somente nos processos químicos. Portanto, é necessária uma força que cause rupturas ou ligações moleculares, para que a energia química aconteça. Ela pode ser manifestada de diversas formas e depende de quais moléculas estarão no processo de liberação dessa energia. Quando consumimos um alimento, por exemplo, a