Eletronica
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Física Experimental III
Professor: Tales Costa de Freitas
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Alunos do 4º período:
Vila Velha
Setembro / 2014
O PRINCÍPIO DO FUNCIONAMENTO DO ELETROSCÓPIO DE FOLHAS E A DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS EM UM CONDUTOR
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Física Experimental III do curso de Engenharia Civil da Faculdade Estácio de Sá, ministrado pelo professor Tales Costa de Freitas.
Vila Velha
Setembro / 2014
SUMÁRIO
OBJETIVO
Descrever o funcionamento do eletroscópio de folhas, reconhecendo que as cargas elétricas estáticas se distribuem na superfície externa do condutor e descrever o motivo desta distribuição de cargas.
INTRODUÇÃO
A eletrostática é o ramo da física responsável por efetuar o estudo, descrição e análise dos elétrons, prótons e nêutrons em seu estado de repouso, dando especial ênfase aos elétrons e sua carga elétrica. Estudando desde as cargas elétricas, até os fenômenos eletrostáticos, como, por exemplo, os campos eletrostáticos.
O experimento direcionou-se à análise e observação de tais fenômenos, especificamente para a distribuição de cargas elétricas nos corpos, o princípio de funcionamento do eletroscópio, assim como do torniquete elétrico, e os modos pelos quais ocorrem as descargas elétricas na atmosfera.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O ÁTOMO
Toda matéria é formada por partículas muitíssimo pequenas, denominadas átomos. Na antiguidade, acreditava-se que o átomo era indivisível e maciço, mas no começo deste século ficou provado que ele é descontínuo, sendo formado por partículas menores e estas, ainda, por subpartículas.
Um átomo é constituído de três partículas tidas como “elementares”, tal conceito atualmente não é mais válido, visto que foi constatado por meio do Grande Colisor de Hádrons, que existem partículas