eletronica
Tecnológica de Santa Catarina
Gerência Educacional de Eletrotécnica
ELETRÔNICA INDUSTRIAL
CURSO TÉCNICO DE ELETROTÉCNICA
Florianópolis, 2003
Gerência Educacional de Eletrotécnica
1. ELETRÔNICA: BREVE HISTÓRICO
No início do século, com o surgimento da válvula eletrônica, houve um grande avanço na produção de equipamentos e dispositivos fabricados com a finalidade de executar muitas tarefas úteis para a época. Rádios, telégrafos, telefonia e até mesmo a televisão tiveram seu desenvolvimento por causa das válvulas. Você deve estar se perguntando:
O que é uma válvula eletrônica? Observe a figura abaixo.
catodo
anodo
filamento
Uma válvula é um dispositivo composto por duas placas metálicas encapsuladas em vidro evacuado.
Dentro desse bulbo de vidro, também há um filamento que, conectado a uma bateria, aquece uma das placas, o catodo, gerando um fluxo de elétrons que tende a se deslocar em direção à segunda placa, polarizada positivamente, chamada anodo. Quando invertemos a polarização da placa, cessa o fluxo de elétrons, ou seja, cessa a corrente elétrica dentro do tubo. Podemos concluir, a partir disso, que é possível fazer circular a corrente em um único sentido dentro de uma válvula diodo.
Pág. 2/38
Gerência Educacional de Eletrotécnica
2. SEMICONDUTORES
Semicondutores são materiais sólidos ou líquidos, capazes de mudar com certa “facilidade” de sua condição de isolante para a de condutor, isto é, podem sofrer grandes alterações em sua condutividade.
2.1.
Condutividade elétrica
É a capacidade de conduzir corrente elétrica sob aplicação de uma tensão, tem uma das mais amplas faixas de valores que qualquer outra propriedade física da matéria. Metais como cobre, prata e alumínio são excelentes condutores, mas isolantes como diamante e vidro são condutores muito pobres. Em baixas temperaturas, semicondutores puros se comportam como isolantes. Sob temperaturas mais altas ou