eletronica
João del Rei
Engenharia Elétrica
Laboratório de Eletrônica I
Prática 07
Professor : Davidson Lafitte Firmo
Turma A
Alunos: Regiana Nayara Silva , n°:110950089
Pedro Henrique Oliveira Silva , n°:110950086
Mateus Soares Rodrigues, n°:110950082
Resumo
Um diferenciador é um circuito no qual a saída é proporcional à taxa de variação no tempo da tensão de entrada. As aplicações mais comuns de um diferenciador são a detecção das bordas dianteiras e posterior de um pulso retangular (spikes), ou a produção de uma saída retangular a partir de uma entrada rampa.
Contrário, ao que ocorre no circuito integrador, como agora o elemento capacitivo se encontra na entrada do amp-op , haverá um aumento no ganho de malha fechada do circuito.Uma cosequência dessa operação é a susceptibilidade ruídos em altas frequência. Essa característica torna os circuitos eletronicamente instáveis, pois qualquer ruído no circuito elétrico será ampliado.
Materiais e Métodos
Para essa prática montamos um circuito elétrico constituído por um Amplificador
Operacional (Amp Op)TL071C, um resistor de 2,1 KΩ, um resistor de 110 KΩ e um capacitor de
110 nF que foram interligados em uma matriz de contato. Utilizamos uma fonte de tensão variável regulada para alimentar o Amp OP com + 12 volts e - 12 volts e ligamos a entrada do mesmo ao gerador de sinais do osciloscópio, a figura a seguir ilustra a a montagem que realizamos: Utilizamos um dos canais do osciloscópio para avaliar o sinal de entrada do circuito e o outro canal para aferir o sinal de tensão de saída do Amp Op.
Previamente a prática, calculamos a função de transferência, para tanto, realizamos o seguinte desenvolvimento:
Substituindo os valores dos componentes descritos acima temos:
Vemos que no circuito o ganho CC será zero, pois quando a freqüência da tensão se aproximar de zero ela terá propriedades de tensão continua e nesse estado o capacitor se comportará como um