Eletronica
Igor Nascimento
Maurílio Guilherme Ferreira Matias
Oscilador Astável
Eletrônica 1º termo
São Paulo
2013
Sumário
1. Introdução
1.1 O que é oscilador Astável?
1.2 Como funcionam?
2. Desenvolvimento
2.1 Materiais Utilizados
2.2 Montagem
2.3 Objetivo
3. Conclusão
4. Referencias Bibliográficas
Introdução
Osciladores são amplificadores que geram um sinal de saída sem a necessidade de um sinal de entrada. São compostos por elementos configurados para ganhos elevados e largura de banda pequena. A Condição de oscilação é a realimentação positiva, o sinal de realimentação deve voltar em fase com o sinal de entrada.
No nosso projeto os dois transistores são ligados de tal forma que a cada instante quando um está no corte o outro estar obrigatoriamente saturado, ou seja, apenas um dos transistores pode conduzir de cada vez a corrente do circuito. No oscilador astável, conforme o próprio nome já diz, onde a condução dos transistores não é estável, de modo que cada transistor só pode ficar por um tempo nesta condição, fazendo com que os dois transistores do circuito fiquem constantemente trocando de estado, passando por corte e saturação, numa velocidade que depende dos componentes usados.
Quando utilizados leds no circuito para verificar essa troca de sinal em forma de onda quadrada, teremos a alternância dos leds quando acesos, ou seja, um pisca-pisca.
O objetivo deste relatório é relatar passo a passo a montagem, os cálculos, e tudo que foi utilizado para chegar no melhor resultado, que é conseguir fazer o circuito funcionar de acordo com o que se pede
Desenvolvimento
Materias utiliados
2 transistores bc558
2 resistores de 330 Ω com 1/16W e 5% de tolerância
2 resistores de 10k Ω com 1/32W e 5% de tolerância
2 leds vermelhos
2 capacitores eletrolíticos de 1uF(1 micro-farad)
Matriz de contatos