Eletronica
LUIZ EDUARDO - MURILO
MULTIMETROS
TUBARÃO
2010
LUIZ EDUARDO - MURILO
MULTIMETROS
Trabalho sobre o Multímetro e suas categorias e aplicações apresentado no curso de Técnico em Eletrônica ao Centro de Educação Profissional Diomício Freitas, ministrado pelo orientador Fernando Freitas na disciplina de Instrumentos de medida.
.
TUBARÃO
2010
RESUMO
O trabalho salienta a importância da correta especificação e manutenção dos multímetros para trabalhos nos sistemas elétricos industriais. As normas pertinentes são comentadas, bem como a importância da manutenção dos instrumentos. Um acidente grave, ocasionado por medição com multímetro é relatado.
INDICE
1. Introdução........................................................................................................... 04
2. Multímetro e suas categorias.............................................................................. 05
3. Classificação de Koeppen.................................................................................. 06
1 .Introdução
O aumento da ocorrência e dos níveis de sobretensões transientes nos sistemas elétricos nos dias atuais deram origem a normas de segurança mais rigorosas para os equipamentos de medição elétrica. O equipamento de teste tem de se destinar a proteger as pessoas que trabalham em instalações envolvendo altas tensões e altas correntes. A IEC (International Electrotechnical Commission) estabelece normas internacionais genéricas para a segurança de equipamentos elétricos para medição, controle e utilização em laboratório. Em 1988, a IEC substitui uma norma antiga, IEC-348, por uma norma mais rigorosa, IEC-1010-1.
A norma IEC-1010-1 especifica categorias de sobretensão com base na distância da fonte de alimentação e no amortecimento natural da energia transiente que ocorre num sistema de distribuição elétrica. As categorias máximas estão mais perto da fonte de alimentação e requerem