Eletronica digital sequêncial
Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)
Latches e Flip-flops
Em circuitos sequenciais as saidas são dependentes das varáveis de entradas e/ou de seus estados anteriormente armazenados e geralmente operam sob o comando de uma sequência de pulsos denominada clock. Os circuitos sequenciais biestáveis dividem-se em síncronos (flip-flop) e assíncronos (Latch) conforme sua característica de alterar a saída a qualquer instante ou somente quando houver variação no sinal de clock.
A principal diferença entre eles é a forma como mudam de estado: * Os latches são transparentes, isto é, quando houver mudanças nas entradas alteram imediatamente as saídas. * Os flip-flops não são transparentes, é possível ler e escrever ao mesmo tempo.
Latch é um circuito sequencial biestável assíncrono, ou seja, é um circuito constituído por portas lógicas, capaz de armazenar um bit de informação, onde as saídas dependem dos valores de entrada ou dos valores anteriores de saída, isto é, do seu estado atual, e onde as saídas mudam a qualquer instante de tempo, podendo ter ou não variáveis de controle. Quando o latch é controlado por um clock, é chamado de latch chaveado (gated latch).
Flip-flop (abreviatura FF) é um dispositivo digital que possui duas saídas Q e Q, que estão sempre em estados opostos: * , o FF está no estado 1 ou estado ALTO ou ativado (estado SET). * , o FF está no estado 0 ou estado BAIXO ou desativado (estado RESET ou CLEAR).
O flip-flop é o mais importante dispositivo de memória da eletrônica digital, construído a partir de combinação de portas lógicas combinacionais.
Existem diversos tipos de flip-flops e diferentes entradas de controle que determinam o estado da saída. O FF pode manter o estado de saída após os sinais de entrada, que produziram o estado atual, mudarem. Desse modo o FF pode armazenar uma informação de 1 bit.
Dispositivos gatilhados por borda ou por nível (diferenças)
No flip-flop gatilhado