eletronica digital III
1-Objetivo Compreender o funcionamento dos flip-flops RS, JK, T, D, contadores crescentes e decrescentes. Para realização do experimento será utilizado um programa simulador de circuitos elétrico-eletrônicos, (Protheus), e na prática usamos o protoboord e componentes eletrônico.
2- Parte Teórica:
Comportamento:
Cada flip-flop armazena um único bit como dado, o qual será emitido através da saida Q. Normalmente, o valor poderá ser controlado pelas entradas do (D, T, JK, SR) . Em particular, o valor irá mudar quando houver variação da entrada de Clock, marcada por um triângulo em cada flip-flop, quando essa passar de 0 para 1 (ou o contrário se assim configurado); ao ocorrer, portanto, uma borda de subida, o valor mudará de acordo com as formulas abaixo.
Formula:
Flip-Flop D: Flip-Flop T:
Flip-Flop JK: Flip-Flop SR:
NP= Não Permitido
Clock: O valor guardado no flip-flop será o valor na entrada naquele instante.
Flip-Flop T: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será alternado ou mantido dependendo se o valor na entrada T for 1 ou 0.
Flip-Flop J-K: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será alternado se as entradas J e K forem ambas iguais a 1 e será mantido se ambas forem iguais a zero; se forem diferentes, então o valor se tornará 1 se a entrada J for 1 e será 0 se a entrada K for 1.
Flip-Flop S-R: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será mantido se R e S forem ambos iguais a 0; irá mudar para 0, se a entrada R (Reset) for 1, e se tornará 1 se a entrada S (Set) for 1. O comportamento não será especificado se as duas entradas forem iguais a 1. (No Logisim, o valor anterior do flip-flop será