eletronica depotencia
Figura 1. Strain gages medem pequenas mudanças na resistência elétrica proporcionalmente a tração e compressão.
O strain gage é um dispositivo cuja resistência elétrica varia proporcionalmente às forças de tração e compressão que estão sendo exercidas sobre ele. Medições de tensão mecânica envolvem tipicamente variações muito pequenas na resistência, quantidades da ordem de millistrain. Para medir mudanças tão pequenas na resistência, strain gages são quase sempre usados em uma configuração de ponte com uma fonte de tensão de excitação. A ponte genérica de Wheatstone consiste em quatro braços resistivos com uma tensão de excitação, VEX, que é aplicada sobre a ponte. Quando todos os quatro braços resistivos correspondem com valores idênticos, VO na figura 2 será 0V. VO será diferente de zero e varia quando qualquer um dos braços resistivos estiver desbalanceado. Configurações de quarto, meia ou ponte completa são empregadas com diferentes níveis de exatidão e facilidade de instalação.
Figura 2. A ponte de Wheatstone genérica consiste em quatro braços resistivos com uma tensão de excitação, VEX, aplicada sobre ela.
Para mais informações, leia o Guia prático sobre tensão
Sensores de carga, pressão e torque
Figura 3. O método mais comum de medição de carga, pressão e torque é empregar um transdutor baseado em strain gage com ponte completa.
O método mais comum para medição de carga, pressão e torque é empregar um transdutor baseado em strain gage de ponte completa. Uma célula de carga, usada para medir carga e força, consiste em um arranjo de strain gages, que medem a deformação de um membro estrutural e a converte em um sinal elétrico. Transdutores de pressão operam sob o mesmo princípio das células de carga. Strain gages, montados em um diafragma onde a pressão é aplicada, medem a deformação do diafragma que é proporcional à pressão. Sensores de torque são compostos de strain gages que são fixados em uma barra de torção. A